Dúvidas comuns sobre o Implante Coclear

O Implante Coclear é melhor que o Aparelho Auditivo?

Depende da indicação. Para um paciente com perda auditiva leve ou moderada, com bom desempenho com aparelho auditivo, sem dúvida ele é a melhor opção. Para um paciente cuja perda auditiva é profunda e o aparelho já não supre sua necessidade, o Implante Coclear pode ser a melhor solução auditiva.

O Implante Coclear não fica visível na orelha?

Muita gente imagina que o Implante Coclear seja completamente implantável e não fique visível. Isso não é verdade! O Implante Coclear possui um componente interno, implantado por baixo da pele e com eletrodos dentro da cóclea, e um componente externo, que se conecta magneticamente ao interno para que o implante funcione. Esse componente externo contém o processador da fala e não é implantável, ficando visível atrás da orelha.

Já sai da cirurgia de Implante Coclear ouvindo?

Não! Durante a cirurgia, será implantado o componente interno, com seu feixe de eletrodos dentro da cóclea. Ao final, é feita uma telemetria para confirmar o funcionamento dos eletrodos e a captação de estímulos sonoros por toda a cóclea e o paciente sai com uma faixa compressiva, removida após um dia. Cerca de um mês depois, é feita a ativação do Implante Coclear, com a conexão do componente externo e o primeiro mapeamento – então o paciente começa a ouvir e começa a terapia auditiva.

Otorrino em João Pessoa
Abrir Whatsapp
Posso ajudar?
Fale com a Dra. Thaís Madruga
Olá
Podemos te ajudar?